São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biblioteca traz "O Noviço", de Martins Pena, na quinta-feira

DA REDAÇÃO

A "Biblioteca Folha" lança na próxima quinta-feira, dia 17, a peça "O Noviço", de Martins Pena (1815-1848).
É o quinto volume da coleção, que já publicou "Espumas Flutuantes", de Castro Alves, "O Primo Basílio", de Eça de Queirós, "Iracema", de José de Alencar, e "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis.
Ao comprar a Folha de quinta nas bancas, o leitor poderá adquirir, por R$ 1,80, uma apostila com informações e exercícios que avaliam a compreensão de "O Noviço" e ganhar o livro como brinde.
Para o assinante, o jornal enviará pelo correio um boleto bancário que dá direito à aquisição dos 20 volumes da coleção por R$ 36.
Os próximos lançamentos deste mês serão "A Relíquia" (dia 24), de Eça de Queirós, e "Três Autos" (dia 31), de Gil Vicente.
A comédia em três atos "O Noviço" foi representada pela primeira vez no dia 10 de agosto de 1845 e publicada em 1853. A peça pode ser classificada como comédia romântica de costumes.
O texto, considerado um dos melhores produzidos por Martins Pena, é ambientado no Rio de Janeiro e enfoca a situação de bigamia vivida por Ambrósio, esperto aproveitador da fortuna de Florência, sua segunda mulher.
"No mundo, a fortuna é para quem sabe adquiri-la", diz Ambrósio. Como obstáculo, enfrenta os herdeiros da mulher: Emília, Juca e Carlos, noviço da Ordem de São Bento. É Carlos quem descobre e denuncia essa situação.
Luís Carlos Martins Pena é tido como o criador da comédia nacional de costumes e um dos maiores teatrólogos brasileiros do século 19. Também desempenhou o papel de crítico teatral e cronista.
Escreveu também "Quem Casa, Quer Casa", "As Casadas Solteiras", "O Juiz de Paz da Roça" e "O Judas em Sábado de Aleluia".

Texto Anterior: 'Perdas e Danos' expõe dependência sexual
Próximo Texto: Peritos procuram 2 explosivos na fuselagem do avião da TAM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.