São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site nasa.com não é da Nasa

The Wall Street Journal
de Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

"Navegadores da Internet tentando ver rochas marcianas na rede mundial de computadores estão, em vez disso, obtendo acesso a alguns anúncios de vídeos pornôs e a uma foto colorida de Myke Tyson mordendo Evander Holyfield", diz o "Wall Street".
"Os marcianos estariam transmitindo imagens especiais no sistema 'pay-per-view', por meio da Pathfinder?", pergunta o jornal.
Não, não é nada disso, explica. As imagens "bastante terrestres" estão à disposição no endereço www.nasa.com, "que, apesar do nome estelar, não tem nenhuma relação com a Administração Nacional de Aviação e Espaço (Nasa)", diz o jornal.
A Nasa, propriamente dita, tem seu site no endereço www.nasa.gov, de governo. Não .com, que identifica sites comerciais. A semelhança, observa o "Wall Street", é completamente intencional. "Queríamos ter um site paródico", disse ao jornal um dos autores da página que inicialmente se identificou como Ray Walston (estrela da série de TV "Meu Querido Marciano").
Ele depois revelou ser John Mahoney, presidente da Host Networks. Mahoney disse ao jornal que seu site está sendo conectado 1,25 milhão de vezes por dia. O site da Nasa, no entanto, recebe 30 milhões de consultas por dia.
Mesmo assim, Mahoney admite que sua página ficou aquém do que ele queria. Além dos anúncios pornográficos e da foto de Tyson (com os dizeres "Ei Mike, jante primeiro, depois vá lutar") o site só tem um link para a homepage da Host Network. Quanto à Host Network, por sua vez, "nós não fazemos nada", explica Mahoney.
Ele diz que o site seria muito mais engraçado se não fosse a perseguição da Nasa de verdade. Ele tinha pensado em capturar as imagens de Marte e mostrar pedras marcianas com pichações como "Os homens de preto estiveram aqui", por exemplo.
"Mas eles disseram que nós estamos violando a Lei do Espaço", explicou Mahoney. "Mais uma piadinha? Não", diz o jornal.
A Lei do Espaço, de 1958, criou a Nasa. É essa lei que garante à agência do governo o uso exclusivo da sigla. "E é com base nela que os cientistas espaciais estão tentando fechar a página de Mahoney."

Texto Anterior: Economia 'adota' valores morais
Próximo Texto: Primeiro-ministro turco tem voto de confiança; Marcha reúne milhares na Irlanda do Norte; Mortos em incêndio na Tailândia chegam a 92; Tropas de oposição a Hun Sen recuam; Preso um dos chefes da máfia do sul da Itália
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.