São Paulo, domingo, 13 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avião com 2 brasileiros cai em Cuba

Vôo tinha 44 ocupantes

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um avião da empresa Cubana de Aviación com 44 pessoas a bordo caiu no mar na noite de sexta, minutos após decolar da cidade de Santiago de Cuba, leste do país. Segundo o governo cubano, havia dois brasileiros a bordo, João Freitas e Maria Graça Freitas, e seis espanhóis no vôo.
Eles seriam jornalistas e estariam cobrindo um festival na cidade. O vôo 787 se dirigia para Havana. Segundo a emissora Rádio Havana, um porta-voz da companhia aérea disse que os brasileiros eram um casal.
Mais de 13 horas depois do acidente, ainda não havia sido encontrado nenhum sobrevivente junto aos destroços do Antonov-24. Fontes disseram à agência "Reuter" que corpos já haviam sido encontrados, mas não revelaram quantos. As buscas na baía de Santiago de Cuba continuavam a ser feitas pela Força Aérea e pela Guarda Costeira.
A agência de notícias cubana "Prensa Latina" afirmou que o aparelho caiu a cerca de 6,5 km da costa. Santiago é a segunda maior cidade da ilha.
Uma declaração oficial do Instituto de aeronáutica Civil de Cuba disse que havia 39 passageiros a bordo -oito dos quais estrangeiros- e cinco membros da tripulação. Não foram divulgadas as nacionalidades dos passageiros.
Fora de linha
Segundo o comunicado, lido em programa da Rádio Havana durante a manhã de ontem, o avião bimotor de fabricação russa caiu no mar minutos após decolar de Santiago, às 21h55 (22h55 de anteontem em Brasília). Não havia menção a possíveis sobreviventes.
O órgão disse que uma comissão seria estabelecida para investigar as causas do acidente. Não havia nenhuma indicação do que pode ter ocorrido.
O modelo Antonov-24, que tem capacidade para 50 ocupantes, deixou de ser fabricado em 1978.
O pior desastre aéreo já ocorrido em Cuba aconteceu em setembro de 1989, quando 155 pessoas (dos quais 115 ocupantes do avião) morreram na queda de um avião na região de Havana.

Texto Anterior: Restos de Che são levados para Cuba
Próximo Texto: Havana confirma identificação de Che
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.