São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professor vê fortalecimento de aliança

MARCIO AITH
ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE

A aliança entre o PSDB e o PFL está muito mais sólida do que quando foi feita, em 1994. E os dois partidos, cada vez mais iguais.
A avaliação é dos intelectuais Renato Janine Ribeiro, professor de Filosofia Política da USP (Universidade de São Paulo), e José Luís Fiori, professor de Ciência Política da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Os dois falaram à Folha durante a reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em Belo Horizonte.
Segundo Ribeiro, a aliança fica cada vez mais forte na medida em que o discurso e a prática dos dois partidos se igualam, como resultado de um processo de transformação do PSDB.
A força da união também viria, na sua opinião, da absoluta falta de alternativas, tanto à direita quanto à esquerda. "A genialidade desse governo foi ser capaz de ocupar o centro, que não é uma ideologia, mas um lugar geográfico", disse.
Para Fiori, a adesão de outros partidos à aliança deu ainda mais solidez ao grupo do presidente, "que conseguiu colocar sobre sua égide arbitral as maiores forças conservadoras do país".

Texto Anterior: Senador acusa irmão do governador de SC
Próximo Texto: PF vai investigar 15 servidores do Incra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.