São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça as tendências para a próxima estação

CESAR FASSINA; ERIKA PALOMINO
DA REDAÇÃO

No vocabulário fashion, tendência é tudo aquilo que vai ser moda. Para o verão, os estilistas brasileiros dão continuidade a suas idéias e trabalham também sobre as tendências apresentadas nos últimos desfiles da temporada internacional -de outono-inverno-, em março.
"O Brasil tem um fascínio muito grande pelo supernovo. No inverno já vimos a antecipação das tendências", diz Cristina Franco, consultora de moda do MorumbiFashion Brasil. "Os desfiles europeus deram uma grande virada estética no inverno. As saias subiram e os ombros aumentaram, um pouco de referência nos anos 80. Acredito nos saltos altíssimos. Brasileiro adora essa coisa, vai dar super certo. O sexy, o justo ao corpo, vai ser cada vez mais forte."
É o chamado "tough chic" (algo como chic-forte), como batizaram as revistas internacionais. É uma imagem de mulher mais forte, como evolução da tendência romântica do inverno.
Cristina Franco afirma ainda que no verão "as pessoas vão usar preto, um revival dos anos 80 com punk e expressionismo alemão".
Entre os estilistas que se utilizam da estética dos 80 estão Alexandre Herchcovitch, Renato Loureiro, Patachou, Alphorria, Beneduci e Rosa Chá, por exemplo. "A sexualidade dos anos 80 agora é a sensualidade dos 90", completa Franco.
"A fantasia é o mais importante. Não é mais como era na época de Dior, quando o estilista decretava que a moda era saia pelo joelho e todo mundo usava. Agora, como no desfile de John Galliano, a moda vem na roupa." É o que pensa o jornalista Fernando de Barros.
Quando à moda masculina, Barros aponta: "As calças ficam mais largas e as camisas azuis se firmam. As gravatas ficam supercriativas e os sapatos terão bicos redondos. Muito clássico. E tem botão pra qualquer gosto: um botão, quatro botões..."
Outras tendências para a temporada são um certo tom futurista, como em Reinaldo Lourenço (leia na página ao lado) e uma atmosfera art déco, como no desfile de Lino Villaventura, no sábado.
O estilista se utiliza das transparências dos vidros de Lalique e se refere à silhueta longilínea e decorativa do escultor Chiparus.
(CFa e EP)

Texto Anterior: Outsiders da moda são hype nas passarelas
Próximo Texto: Casal abre o evento com imagens e semelhanças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.