São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa de Valores cai 1,33% na Argentina

FERNANDO GODINHO
DE BUENOS AIRES

A Bolsa de Valores de Buenos Aires registrou ontem seu terceiro índice negativo da semana, refletindo a queda verificada na Bolsa de São Paulo. O índice Merval caiu 1,33%.
Na quarta-feira, foi registrada uma alta de 2,28%. As operações de ontem iniciaram em alta, mas começaram a cair assim que a mesma tendência passou a ser verificada no Brasil.
A dependência da economia argentina à economia brasileira e o nervosismo dos investidores em relação ao desempenho do mercado financeiro no Brasil são as únicas explicações para a queda na Bolsa de Buenos Aires.
O índice de desemprego na Argentina está em baixa, e a ativação industrial, em alta. Os dois tipos de bônus relativos à divida interna (os lastreados em dólar e os lastreados em peso) também tiveram uma cotação positiva ontem.
Mas a queda na Bolsa de São Paulo foi interpretada como um novo boato sobre uma possível desvalorização do real perante o dólar.
As explicações de que a queda da Bolsa paulistana se devia ao mau desempenho das ações da Telebrás não foram suficientes para melhorar o desempenho do mercado acionário portenho.
Caso ocorra uma desvalorização do real perante o dólar, as exportações argentinas serão prejudicadas -pois os produtos terão um preço final mais caro para o consumidor brasileiro.
Além disso, essa eventual desvalorização poderia fazer com que os investidores estrangeiros retirassem seus capitais do Brasil, contaminando o mercado financeiro no país vizinho. Os operadores esperam que os índices negativos predominantes na semana possam ser revertidos hoje.
México No México, a influência dos resultados negativos do mercado brasileiro não chegou a fazer a Bolsa fechar em baixa. As ações sofreram queda durante o dia, mas fecharam em alta.
A Bolsa do país fechou em alta de 0,6%, totalizando 4.816,37 pontos. No dia anterior, a Bolsa atingiu alta de 1,98%. Durante o pregão de ontem, a Bolsa chegou a apresentar alta de 1,9%. No total, foram negociadas 153,2 milhões de ações, o que totalizou US$ 328 milhões.

com agências internacionais

Texto Anterior: Safra deve chegar a 79,2 milhões de t
Próximo Texto: Ações voltam a ter queda na Tailândia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.