São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição traz pintura alemã da década de 80 ao CCBB

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

A produção artística da Alemanha nos anos 80 teve como principal característica a dedicação à pintura. Um pouco da produção desse período está em uma exposição no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), no centro do Rio.
"Artes Gráficas na Alemanha dos Anos 80" apresenta 87 trabalhos de 17 artistas, selecionados pelo curador Johannes Cladders. Há xilogravuras, fotos, trabalhos em bico-de-pena, aquarelas e técnicas mistas.
As pinturas de Helmut Middendorf, Salomé e Rainer Fetting mostram cores fortes e flertam com a pop-art dos anos 60. Os trabalhos de Markus Lupertz também têm destacam. São oito gravuras onde o artista usa cores escuras com um leve toque de claridade.
Lupertz é considerado o precursor da nova pintura alemã. Já Walter Dahn e Jiri Georg Dokoupil têm contato com o expressionismo. Em Dahn, os desenhos se assemelham a pinturas rupestres.
As obras de Dokoupil, por sua vez, são em forma de cruz, tendo como elemento horizontal uma forma semelhante a um globo.
Werner Buttner, Markus e Albert Oehlen, três artistas que costumam fazer projetos conjuntos na Alemanha, mostram no CCBB xilogravuras e gravuras onde os traços finos do bico-de-pena se fundem com ilustrações coloridas.
Há ainda uma série de trabalhos de Hubert Kiecol, Georg Ettl, Karl Horst Hodicke e Jorg Immendorf.
A exposição apresenta também trabalhos de quatro fotógrafos alemães. Katharina Sieverding, artista que surgiu nos anos 60, mostra trabalhos que tendem aos grandes formatos, podendo ocupar uma parede inteira.
Em oposição ao trabalho de Sieverding estão as fotos de Thomas Ruff, que mostram rostos, lembrando aquelas feitas para passaportes. Ruff afirma que dessa maneira direta, impessoal, obtém a maior objetividade possível.
Gunther Forg tem como foco principal a relação entre a fotografia e a arquitetura, como mostra a série "Villa Wittgenstein", também na exposição.
Já Lothar Baumgarten mescla palavras sobre as fotos, criando uma união entre o visual e o verbal.
(CG)

Exposição: Artes Gráficas na Alemanha dos Anos 80
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (av. 1º de Março, 66, tel. 021/216-0237) Quando: Até 17 de agosto. De terça a domingo, das 10h às 22h
Quanto: Entrada franca

Texto Anterior: Peça reconstitui trajetória de bicheiro
Próximo Texto: Banda de Evan Dando toca pela primeira vez na cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.