São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Voz é o principal instrumento

DA REPORTAGEM LOCAL

O CD "African Voices - Songs of Life" tem uma tese. Apesar da variedade instrumental do continente africano, a voz seria o instrumento que melhor expressaria a riqueza rítmica do continente.
Na música tradicional isso é comprovável, por exemplo, com os pigmeus Ba-Benjellé, da República Centro Africana, que constroem a harmonia de seu canto polifônico, evidência do tratamento democrático dado a todos os membros de sua sociedade.
Para provar sua tese, "African Voices" selecionou cinco das melhores vozes africanas: Ayub Ogada (Quênia), Vieux Diop (Senegal), Samite (Uganda), Lucky Diop (Senegal) e o norte-americano Kevin Nathaniel, que se envolveu com a música africana como construtor de mbiras (xilofone com teclas de metal que repercutem em uma prancha de madeira).
Além da voz, outra característica que une os cantores é o fato de viverem todos na Europa ou EUA, onde divulgam os cantos tradicionais africanos ao mesmo tempo em que os atualizam.
É o caso de Ayud Ogada, que mistura a música do Zaire com jazz, soul e música latina, acompanhado por uma tradicional harpa de seis cordas, para a qual dá um tratamento contemporâneo.
O CD é um lançamento da gravadora de world music e new age Narada, cujo catálogo completo a MCD passa a distribuir com exclusividade no Brasil. "African Voices" custa R$ 20 mais as despesas de correio.

Texto Anterior: Produtora prefere Salif Keita
Próximo Texto: Produção tenta libertar Ceará dos clichês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.