São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Aqui não é só seca, praia e sertão', diz Moura

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O cineasta Marcos Moura diz que a imagem do Ceará retratada no cinema e na TV é estereotipada e não representa os sentimentos das pessoas que vivem no universo urbano do Estado.
"O Ceará não é só seca, praia e sertão", diz o cineasta.
(PM)
*
Agência Folha - O roteiro de "Iremos a Beirute" mostra mais o universo urbano do Ceará, fugindo da tradicional imagem regionalista. Por quê?
Marcos Moura - Porque, estranhamente, eu procuro me aproximar mais da realidade, e a realidade que eu conheço é essa: uma cidade contemporânea, com 2 milhões de habitantes.
Eu me preocupo muito com o presente e quero mostrar os tipos de pessoas que conheço. Como amam, falam, pensam. Como vivem.
Agência Folha - Quais são as especificidades desse universo inesperado?
Moura - Fortaleza é uma cidade muito mutável, que vive o dilema de ser província e metrópole ao mesmo tempo. Mas o filme não se centra na cidade, ele se preocupa com as pessoas.
Acredito que os sentimentos dessas pessoas sejam universais: as paixões, os ódios, os sentimentos. É claro que temos nossos próprios códigos e é isso que estou tentando mostrar.
Agência Folha - O universo sertanejo tem sido o grande filão dos cineastas que buscam retratar o Ceará. Isso não lhe interessa?
Moura - Não, apesar de achar muito importante que se faça isso. Eu quero dizer que meu filme é extremamente cearense, mas não necessariamente sertanejo.
Agência Folha - Que críticas você faz da imagem que se convencionou associar ao Nordeste nas produções feitas para cinema e televisão?
Moura - É uma imagem estereotipada. A idéia vendida é que as pessoas têm preguiça, são sofridas ou sensuais. A coisa de sempre do tema da seca, da praia. Bonito é só mar, fora da praia o resto é só um deserto.
Parece que aqui ninguém pensa, ama. Vou aproveitar e mostrar a paisagem serrana do interior do Ceará, que é muito verde e muito bonita também. O Ceará não é só seca, praia e sertão.

Texto Anterior: Produção tenta libertar Ceará dos clichês
Próximo Texto: Filme com Pitt omite passado nazista de personagem central
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.