São Paulo, sábado, 19 de julho de 1997
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Livro ajuda a entender 'negócio da China'

GILMAR MASIERO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os diálogos de Confúcio com seus estudantes e com homens de Estado, compilados durante o século 5º a.C., parecem continuar orientando a vida dos 1,2 bilhão de chineses.
Confúcio enfatizou os valores da moralidade e da dignidade na vida pública e privada. Sua fé nas possibilidades da ação virtuosa, nos poderes do exemplo moral e na importância da educação na formação do caráter dos indivíduos tem estado presente de forma mais ou menos intensa em todo desenvolvimento do povo chinês.
É sobre este conjunto de valores que Yanan Ju, em seu livro "Understanding China: Center Stage of the Fourth Power", fundamenta o surgimento da quarta potência econômica mundial, a China.
Formação
Yanan Ju viveu na China seus primeiros 40 anos de vida. Em 1988 deixou o país, assim como outros 40 mil intelectuais, para viver nos Estados Unidos.
Graduou-se na Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, e conseguiu seu PhD em ciência política na Universidade de Belgrado, na Iugoslávia.
Mais importante que sua titulação acadêmica, no entanto, é sua própria síntese sobre sua primeira formação.
Como jovem, aprendeu as doutrinas marxistas e maoístas, humanidades e ciências e comportamento e moral confuciana.
Após apresentar "Pequim: o ano 2000", Yanan Ju argumenta que:
(1) a quarta potência econômica que está emergindo tem a China como palco central e os chineses que vivem fora do país como os principais atores;
(2) compreender "guanxi" (conexões) significa assimilar o básico para se fazer negócios na China;
(3) a China ainda não está pronta para a democracia e que um autoritarismo benevolente melhor definirá a vida política chinesa;
(4) o problema da corrupção chinesa na sua forma estrutural e moral pode ser solucionado;
(5) a educação contém o futuro da China; e
(6) a família é o recurso mais garantido da quarta potência.
Negócios
Toda a argumentação do autor é de fácil compreensão e convincente na maior parte do livro.
O capítulo 3, "A Common Cultural/Busines Framework: The key to Understanding Doing Business in China", é fundamental aos que de alguma forma fazem negócios com os chineses.
Sua argumentação merece ser lida e mais amplamente discutida. Afinal, a China pós-reformas de Deng Xiaoping, a partir de 1978, tem demonstrado cada vez mais ser "um negócio da China".

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