São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEC e ONG lançam currículo para adultos

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Ação Educativa, uma das organizações não-governamentais mais tradicionais em alfabetização de jovens e adultos no país, acaba de lançar uma nova proposta curricular para a área, em parceria com o MEC.
A entidade produziu o material com uma extensa discussão nacional, iniciada em 1994. O MEC imprimiu 8.000 cópias do livro, que estão atualmente sendo distribuídas de graça, tanto pela Ação Educativa como pelas delegacias regionais do ministério.
O livro, com o nome "Educação de Jovens e Adultos - Proposta Curricular para o 1º Segmento do Ensino Fundamental", pode ser classificado dentro da tradição de ensino inaugurada pelo educador Paulo Freire, morto em maio.
Com 239 páginas, traz uma introdução, onde alinha os conceitos modernos de educação nessa área, um breve -e bom- histórico das ações coletivas de alfabetização no país e blocos curriculares em português, matemática e estudos da sociedade e da natureza.
"A gente viu que havia uma série de inovações pedagógicas em aprendizagem de leitura, escrita e matemática e buscou montar um material que desse conta dessas atualizações", diz a coordenadora do trabalho, Vera Maria Masagão Ribeiro, 38, da Ação Educativa.
Como Paulo Freire, a proposta curricular ressalta a necessidade de o processo educativo partir do conhecimento dos alunos e respeitar e valorizar sua cultura.
Mas em língua portuguesa tem uma abordagem muito diferente da "Pedagogia do Oprimido".
Até a década passada, a alfabetização era feita com partes da língua (letras, sílabas, palavras, frases), em geral fora de contexto. Hoje, usam-se textos reais (reportagens, histórias, bulas) para que o aluno não só decifre as regras da língua como perceba que há diferentes tipos de escrita.
(FR)

Ação Educativa - Av. Higienópolis, 901, CEP 01238-001, São Paulo, tel. (011) 825-5544.

Texto Anterior: Projeto fica sem dinheiro para ensinar
Próximo Texto: A USP e a 'era da informação'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.