São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumento do consumo cria espaço para novas mídias

Daniel Barbara, diretor da DPZ, faz palestra na Folha

DA REPORTAGEM LOCAL

O futuro reserva espaço suficiente para todos os meios de comunicação. Essa é a opinião do publicitário Daniel Barbara, diretor comercial da DPZ Propaganda S/A.
Barbara participou, na última quarta-feira, do ciclo "Arena do Marketing", promovido pela Folha. O tema de sua palestra foi "O futuro: o jornal e os outros meios". Segundo o publicitário, o aumento e a diversificação da sociedade de consumo abrirá cada vez mais espaço para a atuação dos meios.
"Não acredito em uma canibalização. A Internet não vai acabar com o jornal, ou a TV com rádio. Sempre haverá ingresso de novos consumidores na sociedade."
O publicitário afirma que o cenário de desenvolvimento em que o Brasil entrou depois do Plano Real é um demonstrativo do que virá no futuro. "Haverá um grupo maior de consumidores para provar os novos produtos. O mercado será muito mais segmentado."
Entre as principais mudanças, Barbara destaca o crescimento da renda média familiar. "As classes mais baixas emergiram. Formou-se um bloco consistente."
Para ele, essa mudança de perfil também fez o consumidor buscar mais os jornais e revistas. "A população tem sede de notícias. E as pesquisas mostram que as informações mais consistentes são procuradas nos jornais e em revistas."
Uma das provas disso é que a TV aberta está dedicando cada vez mais horas para as notícias. "Notícias ou documentários têm 20% das horas exibidas em uma semana na TV aberta em São Paulo. Rádios também já têm estações só de notícias." Segundo Barbara, nem mesmo a Internet será capaz de substituir a mídia impressa.

Texto Anterior: Medindo os efeitos do patrocínio
Próximo Texto: Fenasoft será aberta hoje com expectativa de girar R$ 4,8 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.