São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulistas estão desanimados

DO ENVIADO ESPECIAL

Representantes de sindicatos de citricultores do interior paulista afirmam que se o preço pago pela indústria não melhorar nos próximos meses boa parte dos pequenos produtores irá abandonar a cultura na próxima safra.
Jairo Scatambulo, presidente do Sindicato Rural de Bebedouro (383 km a noroeste de São Paulo), diz que o agricultor está recebendo entre R$ 1,80 e R$ 2,20 pela caixa da laranja entregue na fábrica.
"Desse jeito, ele não terá condições de investir em tecnologia para garantir um boa safra em 1998", diz o presidente do sindicato.
"Se continuar esse preço, o produtor vai acabar a safra com prejuízo. Na próxima colheita, um número maior de produtores deve abandonar a cultura", afirma.
Scatambulo acredita que o Estado irá colher 380 milhões de caixas. Ele não confia nos números divulgados pela indústria (veja quadro ao lado).
Marco Antonio dos Santos, presidente do Sindicato Rural de Taquaritinga (335 km a noroeste de São Paulo), diz que produtores estão enfrentando problemas para comercializar a produção.
"O produtor que vendeu sua colheita para uma determinada indústria em 96 não consegue vender este ano para outra fábrica", diz Santos.
A Abecitrus nega que isso esteja ocorrendo. A associação informou que não há qualquer tipo de restrição. A não ser em casos de contratos plurianuais com uma determinada indústria.

Texto Anterior: 'Pool' de Conchal negocia com indústrias
Próximo Texto: Sergipanos enfrentam crise
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.