São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 1997
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Exportações de café crescem 240%; Cafezais consomem mais fertilizantes; Preço do calcário tem redução de 4,5%; Comissão irá analisar qualidade de sementes; Embrapa desenvolve semente de girassol; Banco do Brasil libera recursos para o milho

Exportações de café crescem 240%
As exportações de café verde em grão renderam no primeiro semestre US$ 1,379 bilhão, valor 247% superior à receita obtida no mesmo período do ano passado, que foi de US$ 556,7 milhões, segundo os números divulgados pela Federação Brasileira dos Exportadores de Café.

Cafezais consomem mais fertilizantes
O consumo de fertilizantes por parte dos cafeicultores reagiu a partir de 1993 em decorrência da melhora dos preços do produto. Em 96, o consumo atingiu 917 mil t, em comparação com as 918 mil t antes de 93, informa pesquisa do Instituto de Economia Agrícola de São Paulo (IEA).

Preço do calcário tem redução de 4,5%
O preço do calcário sofreu redução de 4,5% de maio de 96 a maio de 97, de acordo com o Ministério da Agricultura, que está desenvolvendo um campanha para incentivar o uso do corretivo de acidez do solo. O objetivo da campanha é melhorar a produtividade da safra agrícola brasileira.

Comissão irá analisar qualidade de sementes
Por meio da portaria 73, a Secretaria de Defesa Agropecuária está criando uma comissão técnica para estudar, discutir, criar e propor normas, visando estabelecer níveis de tolerância de pragas em sementes. Cerca de 16 integrantes da iniciativa privada e do governo participam da comissão.

Embrapa desenvolve semente de girassol
Uma nova variedade de semente de girassol foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A nova variedade pode reduzir o custo do quilo da semente de R$ 15 para R$ 1,50, segundo a Embrapa. Poderá ainda contribuir para a redução das importações de óleo.

Banco do Brasil libera recursos para o milho
Um linha de crédito de R$ 50 milhões, destinada à aquisição de 450 mil t de milho na região Sul do país, está sendo liberada pelo Bando do Brasil. A medida tem como objetivo elevar as cotações do produto, principalmente no Estado do Paraná, onde os preços estão abaixo do mínimo.

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