São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão terá programa para ensinar pequenos investidores

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O crescente número de pequenos e médios investidores nas Bolsas de Valores motivou a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a estruturar um programa de educação e informação a ser implantado em no máximo 90 dias.
Segundo o presidente da CVM, Francisco da Costa e Silva, estão previstas no programa a colocação de uma linha telefônica (no sistema 0800) que possa fornecer informações básicas sobre o mercado de ações para os investidores.
A mesma linha servirá para receber reclamações, denúncias e sugestões. "É a forma de dar suporte ao investidor, que migrou -e veio para ficar- dos fundos de renda fixa, como é o caso da poupança, para os fundos de renda variável."
Esta migração é explicada, segundo Silva, pela estabilidade do mercado depois do Real e, consequentemente, pela baixa remuneração dos fundos de renda fixa.
Estão previstas ainda a distribuição, para todo o país, de cartilhas e manuais educativos com o mesmo objetivo.
Silva disse que o serviço não terá como função orientar o investidor sobre, por exemplo, quais as melhores ações a serem compradas.
O programa servirá para que o investidor, com as informações básicas, possa entrar no mercado de ações conhecendo os riscos e os ganhos que ele pode ter.
Silva quer ainda manter convênios com faculdades de direito e economia para que estas ministrem disciplinas na área de mercado de capitais. Estão previstas ainda palestras para que os investidores tirem suas dúvidas.

Texto Anterior: CVM descarta manipulação nas Bolsas
Próximo Texto: Juro e dólar recuam no mercado futuro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.