São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 1997
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Indústria investe em produto mais elaborado

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O aumento médio de 26% na venda de derivados de tomate -provocado pelo Plano Real- animou a indústria a investir em produtos mais elaborados e, consequentemente, mais caros.
O extrato de tomate, o mais tradicional dos derivados, detém a maior fatia do mercado de atomatados -de 300 mil toneladas em 1996-, com 42%. E até ele está ganhando mais tempero e começa a ser mais elaborado.
A Vanden Bergh, divisão de alimentos da Gessy Lever, por exemplo, decidiu acrescentar mais ingredientes no seu extrato de tomate (Elefante Cica), que tem a mesma fórmula há cerca de 55 anos.
A distribuição para os supermercados das duas novas versões do produto -um contém alho, cebola e salsinha, e o outro, alho, cebola e caldo de carne- começou no último dia 15.
Na embalagem de 370 gramas, o novo extrato custa cerca de R$ 1,20 para o consumidor. O tradicional, que continuará no mercado, é comercializado a cerca de R$ 1,10.
A Vanden Bergh informa que a venda de extrato de tomate estava estagnada até a entrada do Plano Real. Com o aumento do consumo nos últimos três anos, a empresa considerou ser esse um momento oportuno para o lançamento de novas versões do produto.
"A classe D passou a consumir, e as classes B e C estão comprando mais", afirma Renato Botti Monteiro, gerente da linha de tomates da Vanden Bergh.
Dependendo da aceitação do produto pelo consumidor, a Etti, do grupo Fenícia, também vai lançar o seu extrato temperado. "Podemos colocar esse produto no mercado a qualquer momento. A fórmula já está pronta", avisa José Luiz Asprino, gerente de marketing.
A decisão de temperar o extrato foi estimulada, segundo essas empresas, pelo salto nas vendas de molhos prontos, de 53%, e catchup, de 52% -produtos mais elaborados-, depois do Plano Real.
Botti Monteiro conta que a Vanden Bergh, desde que adquiriu a Cica, em 1993, já lançou dez produtos com as marcas Pomodoro, Pic e Pomarola.
A Etti, que comercializa as marcas Etti, Purapolpa, Puropure e Salsaretti, só neste ano já mudou a embalagem do seu catchup e tornou mais espesso o seu extrato. "O consumidor está a cada dia mais interessado em produtos prontos. Temos de seguir nessa linha", diz Asprino.
Propaganda
Só para anunciar as duas novas versões do extrato, a Vanden Bergh deve investir cerca de US$ 3 milhões em propaganda nos próximos meses.
Na TV, os novos produtos serão apresentados a partir de outubro. O conhecido Elefante verde continuará sendo o protagonista da campanha.
A linha de derivados de tomate da Vanden Bergh movimenta US$ 200 milhões por ano ou 17,5% do faturamento da Gessy Lever, de US$ 3,5 bilhões anuais.
Na Etti, a linha de tomates participa com 60% do seu faturamento -de US$ 150 milhões em 1996.

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