São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 1997 |
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Sem uma visão, não há solução...
MARCELO CHERTO Pelo menos três jornalistas me ligaram querendo saber se eu estaria "liderando" um grupo de oposição à Associação Brasileira de Franchising ou à Câmara Setorial de Franchising que o Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo está querendo montar.Não estou liderando nem participando de um grupo com tais objetivos. Desconheço a existência de tal grupo. Apenas manifestei, neste espaço, minha posição contrária à intervenção do poder público (notadamente o Executivo) no franchising. Aliás, sou contrário à intervenção do Estado na economia como um todo. Assumo minha convicção liberal. Sempre fui, sou e continuarei sendo (até que me convençam do contrário) favorável à auto-regulamentação do franchising. A meu ver, falta, no atual mercado brasileiro de franchising, uma liderança efetiva, respeitada, apartidária, que estabeleça uma "visão" que empolgue e sirva de guia para todo o mercado. Uma visão que se coloque acima de crenças individuais, facções políticas, associações, interesses imediatistas e tudo o mais. Um norte único e claro para todos. Tenho conversado com pessoas de bem que atuam em franchising, cada uma com suas convicções próprias e até divergências de pontos de vista. Todas, porém, unidas em torno de um objetivo maior e mais importante do que seus pequenos interesses pessoais e de curto prazo: tirar as discussões em volta do franchising da vala comum em que foram atiradas a partir de 1993 ou 1994 e levá-las de volta para o foco de onde nunca deveriam ter saído. Estrategicamente, é preciso voltar a discutir o franchising como alavanca da economia nacional. Como alavanca do Plano Real. Como gerador de empregos e oportunidades que é, como ferramenta para melhoria do varejo, para difusão dos conceitos e da prática da redução de custos e preços, da qualidade, da produtividade e da excelência. Como mecanismo para a popularização de tecnologias de atuação mais avançadas. O resto é papo furado. Internet: www.franquia.com.br/cherto/ E-mail: marcelo.cherto@franquia.com.br Texto Anterior: VENDAS; EXPORTAÇÃO; DÉFICIT Próximo Texto: Saraiva oscila pouco e ganha 57% no ano Índice |
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