São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unionistas vão negociar

DO "THE OBSERVER"

The Observer
Unionistas devem participar de negociações de paz com o Sinn Fein, braço político do IRA, a partir de 9 de setembro.
A adesão deve ocorrer apenas seis dias antes do início do diálogo mediado pelo senador americano George Mitchell, em 15 de setembro, segundo o jornal britânico. Os unionistas defendem a ligação entre Reino Unido e Irlanda do Norte; o Sinn Fein quer a ligação com a vizinha República da Irlanda.
No início da semana passada, dois partidos unionistas decidiram boicotar as negociações porque a proposta de paz prevê que o IRA (Exército Republicano Irlandês) realize seu desarmamento durante o diálogo.
Os unionistas querem que o grupo entregue todas as suas armas antes de seus representantes serem admitidos na mesa de negociação.
Espera-se que David Trimble, líder do Partido Unionista do Ulster, a mais importante força política protestante, participe, junto com o Sinn Fein, da assinatura dos princípios básicos da declaração elaborada pelo senador. No documento, as partes se comprometem a não recorrer à violência.

Texto Anterior: Polônia retira 15 mil devido a chuvas
Próximo Texto: ETA faz protesto contra espanhóis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.