São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ETA faz protesto contra espanhóis

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma passeata de simpatizantes do ETA reuniu 18 mil pessoas ontem em San Sebastián (norte da Espanha), segundo a polícia. A marcha servia para dar apoio ao grupo separatista e pedir a independência do País Basco.
A polícia acompanhou a manifestação à distância, mas, no fim da marcha, manifestantes encapuzados atacaram policiais com bombas incendiárias. Pelo menos três pessoas ficaram feridas em choques. As autoridades não divulgaram se houve prisões.
A manifestação, convocada pelo Herri Batasuna, braço político do ETA, foi a primeira desde os protestos que reuniram milhões de espanhóis contra a morte de um vereador pelo ETA.
O grupo separatista sequestrou o vereador basco Miguel Angel Blanco no dia 10 de julho e o matou dois dias depois, porque o governo espanhol se recusou a transferir para o país basco cerca de 500 partidários do ETA mantidos em várias prisões do país.
Depois que o cadáver foi encontrado, mais de 3 milhões de espanhóis saíram às ruas em protesto.

Texto Anterior: Unionistas vão negociar
Próximo Texto: Grupo gay de NY dá prêmio a informante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.