São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raytheon começa a implantar o Sivam

Empresa escolhe áreas para bases

DA SUCURSAL DO RIO

A Raytheon Company começa a implantar o Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) neste semestre. A empresa norte-americana anunciou ontem que já foram finalizadas as cartas de crédito no valor de US$ 1,285 bilhão necessárias para financiar o projeto.
A maior parte dos recursos (mais de US$ 1 bilhão) virá do Eximbank, dos Estados Unidos.
O Sivam também terá financiamento do AB Svensk Exportkredit (da Suécia), da Raytheon e do Sivam Vendor Trust, constituído para o projeto.
O Sivam estará implantado em cinco anos. Agora, começarão a ser escolhidos os locais onde ficarão as bases de monitoramento.
Além disso, serão concluídos os requisitos para obras, desenvolvidos os softwares e comprados os equipamentos.
O sistema tornará disponível uma rede de informações que interligará grande número de sensores a centros de coordenação regionais e nacional. Também permitirá ao governo coletar e processar dados sobre a Amazônia.
As informações poderão ser usadas na proteção ao meio ambiente, na segurança aérea, na melhoria das previsões meteorológicas, no combate a epidemias, na ocupação do solo e no policiamento e controle de fronteiras.
O projeto Sivam é uma das mais polêmicas iniciativas do governo e motivou protestos de partidos de oposição, que eram contrários à atuação de uma empresa estrangeira em assunto que consideram estratégico para o país.

Texto Anterior: O salto dos salários
Próximo Texto: MST invade 5 fazendas em Pernambuco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.