São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dólar bate novos recordes na Europa

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O dólar bateu ontem novos recordes em relação às principais moedas da Europa devido à expectativa de debilidade da futura moeda européia.
Em relação ao marco alemão, o dólar atingiu seu nível mais elevado em oito anos. A moeda norte-americana chegou a ser negociada a 1,8490 marco, a mais alta desde novembro de 1989. Mais tarde, fechou cotada a 1,8436 marco em Nova York.
Até em relação à libra esterlina -que vem dando demonstração de força nos últimos meses- a moeda norte-americana valorizou-se até atingir a maior cotação em três meses. Sobre o franco suíço, o dólar está no mais elevado patamar dos últimos quatro anos.
Além da questão da futura moeda européia, o dólar, que também subiu em relação ao iene do Japão, foi impulsionado pela expectativa de crescimento sustentável e não inflacionário da economia dos Estados Unidos.
Razão da demanda
Por isso, a procura pela moeda norte-americana continua grande apesar de a possibilidade de aumento nos juros ter sido afastada na semana passada pelo presidente do Fed (o banco central dos EUA), Alan Greenspan.
A análise que prevalece no mercado financeiro internacional é que os Estados Unidos, ajudados por ganhos de produtividade e pela própria valorização do dólar (que barateia as importações), estão conseguindo estender o mais duradouro período de expansão da economia do país.

Texto Anterior: A "nossa" imagem dos outros
Próximo Texto: A responsabilidade na aviação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.