São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

G3 reúne as guitarras de Steve Vai, Joe Satriani e Eric Johnson

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Todo disco de guitarrista é chato, certo? Em termos. Quando três dos mais exímios malabaristas sobre cordas têm de queimar todos os cartuchos em 45 minutos, o resultado pode ser o eclético "G3 - Live in Concert", de Joe Satriani, Steve Vai e Eric Johnson.
No pouco tempo de show individual, os guitarristas fizeram uma coletânea das suas composições mais prolíficas.
A edição do repertório não chegou às músicas. Esse é o maior problema do trabalho. Algumas faixas começam com trovoadas distorcidas e desnecessárias.
Exemplo incisivo é Joe Satriani, que abre o disco com dois minutos de virtuosismo inócuo em "Cool Nº 9". Mais 20 segundos de microfonia e Satriani introduz "Flying in a Blue Dream", numa versão menos precisa do que a do CD homônimo, mas com um belo solo.
No seu show, o texano Eric Johnson representou um oásis de suavidade em meio a tantos decibéis.
Ele coloca um conceito mais sofisticado em jogo e não nega fogo quando o quesito é velocidade. Constrói montanhas-russas rítmicas, harmônicas e melódicas. É um Hendrix em versão domesticada.
Bem ao seu estilo, Vai jogou para a torcida. Pinçou três faixas que renderam bons clipes e as esticou até o limite do suportável.
No fim, quando os três se juntam para uma "jam" ensandecida e riquíssima nos arranjos, o CD prova que a união poderia ter ido além.
Johnson deixou o G3 e foi reposto pelo jovem blueseiro branco Kenny Wayne Shepherd. Para conhecer músicas que vão figurar num possível "G3 Live in Concert 2", ouça "Ledbetter Heights", primeiro CD desse nativo de Shreveport, Louisiana.
Shepherd é mais uma cria do espólio de Stevie Ray Vaughan. Paga tributo na faixa "I'm Leaving You". Mas, com um pé no rock, consegue apontar novas rotas. Exemplos são "Deja Voodoo" e "Born With a Broken Heart".

Disco: G3 - Live in Concert
Artistas: Joe Satriani, Eric Johnson e Steve Vai
Lançamento: Sony Music
Quanto: R$ 18, em média

Disco: Ledbetter Heights
Artista: Kenny Wayne Shepherd
Lançamento: BMG
Quanto: R$ 18, em média

Texto Anterior: CD duplo faz apanhado para neófitos de B.B. King ao vivo
Próximo Texto: Blueseiros migram para o soul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.