São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Socorro Nobre" vai a Paris

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de conquistar a crítica de vários festivais internacionais, o premiado curta-metragem "Socorro Nobre", de Walter Salles, deve conquistar também a platéia francesa das grandes salas.
O filme foi comprado pelo produtor e distribuidor francês de origem russa Galeshka Moravioff (Films Sans Frontières) e será exibido como abertura para o filme "Personnel" (1975), de Krzysztof Kieslowsky. "Personnel" é o primeiro longa do diretor polonês, morto em 1996, e entra em cartaz na França no final de novembro.
Além de distribuí-lo, Moravioff pretende ainda produzir um longa-metragem baseado no curta. "O filme é uma mensagem de esperança, humanidade e moral. É um filme que pode acontecer todos os dias com milhares de pessoas e combate uma espécie de 'pouco caso' que existe hoje em relação a tudo, e o que a personagem diz é muito importante para muitas pessoas", disse Moravioff à Folha, por telefone, de Paris.
O distribuidor é especialista em filmes alternativos ou de arte, de diretores como Atom Egoyan, Andrei Tarkowski, Andrzej Wajda, Nagisa Oshima e Shohei Imamura. Deste último, distribui "A Enguia" (Palma de Ouro no último festival de Cannes). "Socorro Nobre" é o primeiro filme brasileiro que distribui.
Moravioff tomou conhecimento do curta por meio de uma crítica no jornal "Liberation". "O artigo me deixou intrigado pois era contraditório. Dizia que ele havia ganhado muitos prêmios, descrevia toda a história, que eu achei muito interessante, mas também dizia que se tratava de um clip-documentário, devido à montagem que era muito rápida. Achei essa última colocação estranha. Depois eu vi o filme no canal 'Arte' e achei que o artigo não havia sido justo com o filme", disse.

Texto Anterior: Documentário foi o início
Próximo Texto: "Kissed" dá tom limpo à necrofilia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.