São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relator em SC deve ser substituído

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

O relator do processo de impeachment do governador de Santa Catarina, Paulo Afonso Vieira (PMDB), deputado Jaime Mantelli (PDT), deverá ser substituído na próxima semana, quando a comissão especial da Assembléia retoma os trabalhos.
Mantelli também foi o relator da primeira fase do processo de impeachment e caiu em descrédito junto à Casa ao votar, no plenário, pela absolvição do vice-governador, José Augusto Hulse (PMDB), contrariando seu próprio relatório, que o considerava culpado por crime de responsabilidade.
O novo relator deverá ser um deputado mais afinado com o impeachment de Vieira: Carlito Merss (PT), Gilson dos Santos (PPB) ou Lício da Silveira (PPB).
Vieira e Hulse estão sendo processados pela Assembléia por irregularidades na emissão de R$ 604 milhões em títulos para o pagamento de precatórios.
"A contradição desmoralizou o relator. Gostaríamos de evitar o constrangimento de destituí-lo, esperando que deixe espontaneamente o cargo", disse o presidente da comissão, Norberto Stroisch (PFL).
Pelo menos 5 dos 8 integrantes da comissão são favoráveis ao impeachment e receiam que Mantelli produza um relatório ameno em relação ao governador.
As suspeitas aumentaram após o deputado ter defendido, há duas semanas, o retorno de seu partido ao governo estadual.
O PDT afastou-se do governo quando começaram as denúncias contra Vieira, mas Mantelli permanece com bom trânsito junto ao governador.
Apesar das especulações, o deputado reafirma que é favorável ao impeachment e que não vê motivo para deixar a relatoria.
"Votei contra o impeachment do vice porque não há provas conclusivas contra ele, mas confirmo meu apoio ao afastamento do governador", afirmou Mantelli.
A comissão especial espera concluir seu trabalho em 60 dias, remetendo o relatório ao plenário, onde serão necessários 27 votos para afastar Vieira.
Anteontem, a defesa arrolou 12 testemunhas, incluindo o ex-presidente do Senado José Sarney.

Texto Anterior: Leia quais são as acusações
Próximo Texto: Governador de SC faz 'tour' pelo Congresso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.