São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inpe cria rede de dados sobre neblina

Sistema atinge regiões Sul e Sudeste

MARIA REGINA ALMEIDA
DA FOLHA VALE

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos, implantou um sistema para fornecer informações sobre neblina via Internet.
Os dados se referem às regiões Sul e Sudeste, onde ocorre a maior incidência de nevoeiro.
As informações permitem que o interessado visualize no computador a localização, a intensidade e a duração da neblina em tempo real.
O objetivo do Inpe é auxiliar o tráfego de aeroportos, portos e rodovias para tentar diminuir o número de acidentes causados devido ao nevoeiro. O serviço começou a operar esta semana e estará disponível somente no inverno.
O pesquisador da Divisão de Meteorologia por Satélite Nelson Jesus Ferreira, 47, disse que o programa disponível aos usuários mostra as regiões com neblina na cor vermelha.
"A tonalidade mais clara indica onde o nevoeiro está mais intenso e, a mais escura, onde ele está com menor intensidade", disse.
A informação sobre a duração da neblina aparece com recursos de animação e indica se o nevoeiro está no seu período de crescimento ou de redução.
Ferreira afirmou que, em uma segunda etapa, as informações poderão estar disponíveis em sistemas de câmeras de TV nas laterais de rodovias.
Ferreira disse que o nevoeiro é formado por gotículas de água e só difere de uma nuvem pela proximidade do solo. O aparecimento é mais comum durante o inverno em razão do resfriamento da Terra durante a noite, o que provoca a condensação da massa de ar.
Segundo o pesquisador, vários fatores contribuem para que, em determinadas regiões, a formação de neblina seja mais intensa.
As regiões localizadas em vales ajudam na concentração e maior dificuldade de dispersão. Os dados recebidos pelo Inpe são transmitidos pelo satélite Goes 8.
O endereço da área de meteorologia do Inpe na Internet é www.met.inpe.br/webdms.

Texto Anterior: Sem guardas, Paulista vai ser invadida, dizem camelôs
Próximo Texto: Um plano de negócios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.