São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Títulos sobem no exterior após anúncio

VANESSA ADACHI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os dois principais termômetros do risco brasileiro no exterior, o ADR de Telebrás e o C-bond, indicaram otimismo do investidor estrangeiro em relação à mudança no Banco Central.
Menos de uma hora após o anúncio da troca de Loyola por Franco, o ADR de Telebrás já acumulava alta de 1,25% sobre o fechamento da Bolsa, enquanto o C-Bond havia subido meio ponto percentual.
A Bolsa de Valores de São Paulo fechou com alta de 0,82%, após um dia de grande volatilidade.
O anúncio oficial da troca de presidentes no BC aconteceu após o pregão, mas alguns operadores atribuíram a forte oscilação do mercado ao vazamento da informação durante o dia.
As ações abriram em alta e acompanharam a valorização da Bolsa de Nova York durante boa parte do pregão.
O Ibovespa chegou a registrar alta de 1,9%, pouco antes de reverter a tendência e começar a cair.
Esse comportamento do mercado que pareceu "estranho" para alguns operadores foi compreendido após a confirmação de que Gustavo Franco passava a ocupar o cargo deixado por Gustavo Loyola.
Alguns analistas acreditam que o início da queda está ligado ao vazamento de informações truncadas de que algum membro da equipe estaria deixando o Banco Central. O índice da Bolsa paulista chegou a cair 0,7%.
A expectativa é que hoje a Bolsa não tenha grandes sobressaltos. Operadores e analistas ouvidos pela Folha avaliam como positiva a transferência de Gustavo Franco para a presidência do BC.
A "solução caseira" tranquilizou o mercado e foi percebida como um sinal de que a política cambial será mantida. Sem uma grande desvalorização do real.
Há uma corrente no mercado que prefere ver a mudança de comando no BC com reserva. A hipótese é que seria apenas uma manobra política dos adversários políticos de Gustavo Franco para tentar desgastá-lo.
Alguns operadores de câmbio acreditam em uma valorização do real no mercado futuro, hoje, refletindo a tranquilidade dos investidores em relação ao novo presidente do BC.

Texto Anterior: ACM nega ter tido influência na saída
Próximo Texto: Ações da Telesp têm diferença de R$ 1.130
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.