São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista volta-se ao soul pesado e austero

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

"Heavy Soul", novo disco solo de Paul Weller, 39, é mais um capítulo na luta pela retomada de prumo que o artista vem empreendendo. Ídolo dos ídolos mais badalados desta década -os Gallagher e seu Oasis à frente da carrocinha-, Weller se meteu em vários barcos furados desde a dissolução do Jam.
Ouvido em retrospecto, o Style Council (sua banda nos anos 80), afora preciosidades como "Walls Come Tumbling Down" (85), foi um laboratório de cafonice sem rivais naquela década.
Comunicava-se com a new bossa de Everything But the Girl e Sade, sorvendo-lhes as piores qualidades -sopros latinóides, jazzinho.
Vendo que não dava pé, peitou afinal uma carreira solo, tomando pitadas de psicodelia e folk music em "Paul Weller" (92) e "Wild Wood" (94). Em suma: não sabia para onde mirar no pós-Jam.
"Heavy Soul" concretiza o que seu antecessor esboçou e se faz entender já pelo título: Weller virou cantor de soul branco (de qualidade vocal hoje pretensiosa e incomodamente remetente à de Joe Cocker), mas o faz com mão pesada, voltada à alma no mau sentido.
Inspirado possivelmente em Steve Winwood, estabelece uma ponte meio capenga entre hard rock e certo tipo de soul plástico, inconvincente. É competente, brilhante mesmo em algumas passagens -caso de "Driving Nowhere", tentativa de psicodelia à Love.
Mas, austero que se tornou, caminha a passadas largas para longe do universo incandescente do Jam. Presta-se, no máximo, ao mau humor crônico de neo-fãs instalados no pop.
(PAS)

Disco: Heavy Soul
Artista: Paul Weller
Lançamento: Island/PolyGram (importado)
Quanto: R$ 31
Onde encontrar: London Calling (tel. 011/223-5300)

Texto Anterior: Caixa com cinco CDs agrupa obra da banda
Próximo Texto: Ex-Johnny Rotten migra ao tecno em álbum solo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.