São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estrangeiros devem se recadastrar

DA REPORTAGEM LOCAL

A Polícia Federal de São Paulo está convocando os estrangeiros que ainda não se recadastraram para regularizar a documentação.
O prazo termina no próximo dia 13 de agosto.
Residem no país, segundo a Polícia Federal, 926 mil estrangeiros. Desses, 517 mil regularizaram a documentação até ontem.
Quem não se recadastrar torna-se ilegal no país, ficando impedido de retirar qualquer tipo de documento, assinar contratos e abrir empresas, por exemplo.
Segundo o delegado da Polícia Federal, Armando Coelho Neto, a nova carteira possui 11 itens de segurança para evitar falsificação.
Medidas
Entre as medidas adotadas para evitar falsificações estão o uso do código de barras, a digitalização das fotos em dois pontos e diagramas que podem ser vistos por meio de raio ultravioleta.
Em São Paulo, a polícia mantém uma central de atendimento telefônico para que os estrangeiros possam marcar data e horário para fazer o recadastramento.
Para as pessoas que tenham problemas de saúde ou estejam impossibilitadas de comparecer aos postos, a Polícia Federal mantém uma equipe especializada que vai até a residência do interessado.
A entrega da cédula é feita na casa do estrangeiro.
"As pessoas que já se recadastraram não precisam comparecer novamente aos postos, mesmo que ainda não tenham recebido a carteira", afirmou o delegado.
Documentos
Os documentos necessários para fazer o novo documento são duas fotos 3x4 coloridas recentes, com fundo branco. Também deve ser paga uma taxa de R$ 60 em qualquer banco.
Além disso, é necessária a apresentação de uma cópia autenticada da carteira antiga acompanhada da original.
Os estrangeiros que não regularizaram a situação em 86, quando foi realizado o último trabalho desse tipo, também devem se recadastrar até dia 13.
Levantamento da Polícia Federal mostra que os portugueses são em maior número no Estado, sendo 153.080.
Os japoneses ficam em segundo lugar com 89.255 pessoas no Estado. Os italianos somam 50.539 e os espanhóis 44.645.

Telefones para marcar atendimento na Polícia Federal - 0800-156151 ou 885-2068

Texto Anterior: Homem reage a bloqueio e é morto
Próximo Texto: MEC elogia projeto de ciclos em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.