São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
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Estação do fura-fila terá escultura de 15 m

ROGÉRIO GENTILE
DA REPORTAGEM LOCAL

As estações de embarque da primeira linha do fura-fila serão identificadas por esculturas de cerca de 15 metros de altura.
Ontem, a Prefeitura de São Paulo anunciou que a linha Sacomã-Parque D. Pedro (ligando as regiões sudeste e centro) terá o design proposto pelo arquiteto Ruy Ohtake.
A pedido do prefeito Celso Pitta, quatro arquitetos apresentaram sugestões no início de julho para a concepção visual da obra.
A proposta de Ohtake foi considerada a mais viável para a linha. Os outros três arquitetos convidados foram Júlio Neves, Carlos Bratke e Walter Toscano.
Cada arquiteto recebeu R$ 30 mil para apresentar sua idéia. O vencedor vai ser contratado pelo consórcio Setepla-Logit, que venceu a concorrência pública feita pela prefeitura para desenvolver o projeto do fura-fila (traçado das linhas, protótipo, design etc.).
A proposta de Ruy Ohtake foi, segundo a Secretaria Municipal dos Transportes, a que melhor combinou os critérios custo, tecnologia, disponibilidade de fornecimento de materiais e prazo de implantação.
Ohtake -que projetou a embaixada do Brasil em Tóquio e o Museu de Artes das Américas (Washington)- diz que concebeu um visual leve e bonito para o fura-fila.
"São Paulo é uma cidade que não possui belezas naturais. As nossas obras públicas precisam ter, além da preocupação funcional, um compromisso estético", diz o arquiteto.
Serão feitas em concreto e revestidas, provavelmente, em alumínio azul. É possível que o revestimento seja de aço carbono ou aço inox, o que ainda não foi definido.
As pistas ficarão no nível do solo (no trecho em que o rio Tamanduateí é tampado), e em vias elevadas de 8,2 metros de altura no trecho aberto. A linha terá seis estações elevadas e duas no nível do solo. Nas extremidades, serão construídos terminais integrados a outros meios de transporte (ônibus, metrô etc.).
Como a linha será construída sobre o rio, que fica no meio da avenida do Estado, passarelas serão feitas para o acesso a cada estação. "As passarelas serão usadas também pelas pessoas que quiserem apenas passar de um lado para o outro da avenida", disse.
O arquiteto vai convidar escultores para criar marcos visuais para cada uma das estações do fura-fila. Cada obra terá 15 m de altura.
A linha projetada pelo arquiteto custará cerca de R$ 7.000 por quilômetro. Serão construídos 8,5 quilômetros. Considerando também o custo dos equipamentos e dos veículos, o valor total da obra ficará em torno de R$ 102 milhões.

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