São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
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Preço é menor que o do metrô

DA REPORTAGEM LOCAL

Principal projeto de campanha do prefeito Celso Pitta, fura-fila é o apelido do VLP (Veículo Leve sobre Pneus).
O novo meio de transporte é um ônibus biarticulado que circulará em vias elevadas ou no nível do solo e terá funcionamento elétrico.
Como no metrô, o motorista do fura-fila não precisa dirigir o veículo -a trajetória vai ser fixada por roldanas em canaletas.
A função do motorista do fura-fila será a de acelerar a composição, frear, acionar a abertura das portas, entre outras.
A grande diferença com o metrô é que o fura-fila funcionará sobre pneus. O metrô circula em trilhos.
A velocidade média do fura-fila será de cerca de 30 km/h, praticamente igual ao metrô. Os ônibus circulam em São Paulo com uma velocidade média de 15 km/h.
O fura-fila poderá atingir velocidade semelhante à obtida pelo metrô por circular em vias totalmente segregadas (sem interferências de semáforos). Onde existir cruzamentos, o fura-fila circulará em vias elevadas.
A principal vantagem do metrô sobre o fura-fila é a capacidade de transporte: enquanto o fura-fila conduzirá até 30 mil passageiros por sentido e por hora, o metrô transporta mais de 40 mil.
O fura-fila ganha no preço. Custa cerca de R$ 12 milhões por quilômetro, enquanto o metrô custa aproximadamente R$ 100 milhões.
A Prefeitura de São Paulo pretende construir uma rede com cerca de 110 quilômetros. A primeira linha, de 8,5 quilômetros, deve ser iniciada em setembro deste ano e tem inauguração prevista para setembro de 1998.

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