São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor pede austeridade

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Francisco Lopes, disse que no segundo semestre deste ano vai ser mantida a atual "austeridade" nos juros e atividade econômica.
"Não está previsto afrouxamento. Pelo contrário, vai continuar a austeridade", disse Lopes.
Ele anunciou ontem a programação monetária para o segundo semestre, que estabelece os parâmetros para o volume de dinheiro que vai circular na economia.
Quando faz a programação monetária, o governo indica os rumos que pretende dar à economia.
Uma menor quantidade de dinheiro em circulação está associada a inflação baixa, juros altos e atividade econômica sob controle. Mais dinheiro em circulação provoca efeito inverso.
"Essa austeridade se deve ao compromisso do governo de consolidar a estabilidade de preços", disse.
Ao fazer o balanço do primeiro semestre, Lopes disse que houve aumento do dinheiro em circulação, devido ao início da cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).
Segundo ele, cerca de um terço dos recursos que estavam aplicados em fundos de curto prazo migraram para contas correntes.

Texto Anterior: Francisco Lopes diz que continua no BC
Próximo Texto: Golden Cross tem dívida de R$ 30 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.