São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chef Benon resgata Líbano no Al Wady

CRISTINA COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O chef Benon Chamilian está de volta. Quem não teve a oportunidade de conhecê-lo no extinto Mandalun pode apreciar sua autêntica cozinha libanesa no recém-inaugurado Al Wady.
Aberto há um mês em Moema, o restaurante surgiu da idéia do empresário Issa al Jazzar de resgatar a cozinha saborosa de seu país.
"Visitei vários restaurantes no Líbano e quis ter uma comida que ninguém sabe fazer por aqui", diz.
Atendendo ao convite de Jazzar, o chef libanês Benon -cuja experiência remonta ao comando por dez anos do famoso restaurante Yildizlar, em Jidá, na Arábia Saudita- voltou com a mão na massa. O resultado pode ser apreciado num menu com mais de 50 opções, cada uma com seu toque cuidadoso. "Não deixo nada ir à mesa antes de experimentar."
Várias especialidades chamam atenção. Uma delas é a mezzé, típica entrada libanesa, que combina nove pequenos pratos frios (R$ 18, para duas pessoas). São nas pequenas porções da mezzé que estão o segredo do tempero de Benon e o espírito árabe de comer lentamente, que o chef e Jazzar querem reproduzir na casa, de estilo simples e familiar. Árabe.
O charuto de uva no azeite é recheado com trigo e grão-de-bico no lugar de arroz e carne moída. O homus (pasta de grão-de-bico) não leva alho e o tabule é leve, caprichado na salsinha. Entre os pratos quentes, destaca-se o arroz marroquino com fatias de carne de carneiro, snoubar (pinhão libanês) e amêndoas (R$ 14,80).
Há raridades. Entre elas, a muhamara, pasta de pimentão, pão, nozes e suco de romã e o pão de palácio, um doce de pão com ricota e pistache. "São pratos difíceis de encontrar por aqui", diz Benon.
(CC)

Restaurante: Al Wady
Onde: al. dos Arapanés, 397 (Moema), tel. 535-3055
Quando: ter. a sex., 11h30/15h e 18h/0h; sáb., 12h/16h e 18h/1h; dom, 12h30/17h

Texto Anterior: Conheça os cursos do mês de agosto
Próximo Texto: Filhas levam grife de Bolla à mesa do shopping
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.