São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA debatem solução para crise

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A cúpula do governo norte-americano ligada à questão do Oriente Médio se reuniu na Casa Branca (sede do governo do país) para discutir como fazer avançar o processo de paz na região depois do atentado de quarta-feira em Jerusalém.
O encontro reuniu a secretária de Estado, Madeleine Albright, o mediador do país para o Oriente Médio, Dennis Ross, e o consultor de Segurança Nacional, Sandy Berger, entre outros.
"Nenhuma decisão foi tomada", afirmou a porta-voz da Casa Branca, Anne Luzzatto.
A rede de TV CNN divulgou que Albright está considerando a possibilidade de viajar ao Oriente Médio no início da próxima semana.
O presidente Bill Clinton condenou o atentado no Oriente Médio e pediu ao chefe da Autoridade Palestina, Iasser Arafat, que tome medidas concretas para aumentar a segurança na região.
A lei que permite aos Estados Unidos manter relações oficiais e dar assistência à Autoridade Palestina expira em 12 de agosto. A Casa Branca enfrenta a oposição do Congresso para estendê-la.
A não renovação da lei pode significar o fim da ajuda norte-americana aos palestinos e a suspensão dos contatos diplomáticos entre as partes. O escritório de representação palestina em Washington será fechado.
A Casa Branca divulgou que Ross vai adiar viagem ao Oriente Médio que seria iniciada na quarta-feira. A nova data não foi anunciada.

Texto Anterior: Israel ameaça invadir área palestina
Próximo Texto: Pressão pode levar à divisão do Hamas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.