São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doenças psiquiátricas geram incapacitados

MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

As doenças psiquiátricas e neurológicas, que são responsáveis por apenas 1,4% das mortes no mundo, provocam 28% do casos de incapacitação no globo.
Cinco das dez doenças ou acidentes que mais causam alguma forma de incapacitação no mundo são de origem psiquiátrica.
Os dados fazem parte do trabalho da OMS, Harvard e Banco Mundial, que usou estatísticas globais do ano de 1990.
Por não figurarem na lista das 10 principais causas de morte no mundo, as doenças psiquiátricas têm, no jargão dos especialistas em epidemiologia, um "peso oculto" sobre as pessoas, que, muitas vezes, é negligenciado pelas autoridades de saúde.
"Infelizmente, os problemas psiquiátricos ainda são vistos como coisa menor. Muitos médicos não sabem diagnosticá-los e têm até preconceito contra os especialistas da área", afirmou a psiquiatra Doris Hupfeld Moreno, do Gruda (Grupo de Doenças Afetivas), que trata de pacientes com depressão no Hospital das Clínicas de São Paulo.
Causa número um de incapacitação, a depressão é responsável por 10% dos casos do mundo. Segundo a psiquiatra Doris, a depressão aumenta de 3 a 4 vezes a incidência de mortes provocadas por outras doenças.
As outras quatro doenças psiquiátricas que figuram na lista são: alcoolismo, distúrbio bipolar (alteração cíclica entre os estados de euforia e depressão), esquizofrenia (dificuldade de distinguir realidade da fantasia, pensar claramente e lidar com emoções) e transtorno obsessivo-compulsivo (estabelecer rituais de comportamento, como lavar constantemente as mãos sem motivo).
Para alguns médicos, está ocorrendo dois fenômenos com as doenças psiquiátricas.
O primeiro é seu aumento, puro e simples, devido a um série de fatores, como o envelhecimento da população mundial.
O segundo é a maior eficiência dos médicos no diagnóstico das doenças da mente. (MP)

Texto Anterior: Latino-americano tem vida saudável até os 25
Próximo Texto: 'Sofro preconceito até da família'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.