São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economista cria polêmica

DA REPORTAGEM LOCAL

O economista Rudiger Dornbusch, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), de Boston (EUA), não costuma ser muito diplomático em suas análises econômicas.
Suas entrevistas ou artigos já causaram diversas polêmicas.
Em uma viagem a Sidney, na Austrália, Dornbusch fez uma espécie de alerta: a sobrevalorização cambial no Brasil poderia colocar o país na mesma trajetória desenvolvida anos antes pelo México.
Ainda naquele mês, em entrevista à Folha, declarou que a estratégia do governo de apoiar a estabilização em juros altos e câmbio defasado era "suicídio". Segundo ele, uma desvalorização seria recomendável, mesmo que acarretasse em ligeiro aumento da inflação.
As análises de Dornbusch sobre o México, antes da crise de 1994, também alertavam para os perigos de uma política cambial de sobrevalorização.
Com 54 anos, Dornbusch é alemão de nascimento, mas foi naturalizado norte-americano. É doutor pela Universidade de Chicago. Ele já foi casado com a economista brasileira Eliana Cardoso.

Texto Anterior: Post-mortem sobre a Tailândia
Próximo Texto: Não à desnacionalização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.