São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONG usa evento cubano para combater Fide

l

DA REDAÇÃO

A Freedom House, organização não-governamental com sede nos EUA, quer chamar a atenção para a situação dos jovens cubanos durante o Festival Mundial da Juventude, que está acontecendo em Havana. A campanha está centrada na condenação de dois universitários e se baseia em incentivar o envio de apelos pela libertação deles a Fidel Castro.
"Achamos que seria interessante falar nesse tema enquanto 11 mil pessoas em estão em Cuba à custa do governo", disse à Folha Chris Weld, da Freedom House. O festival, de forte conteúdo antiamericano, começou na última segunda-feira e acaba na próxima terça-feira (leia texto abaixo).
Os estudantes defendidos pela Freedom House são Nestor Rodríguez Lobaina e Radamés García de la Vega. Eles assinaram um documento pedindo liberdade acadêmica, reintegração de professores cassados e fim da expulsão de estudantes por suas convicções políticas, segundo a Freedom House.
"Esses métodos, que consideramos terrorismo de Estado, longe de nos desencorajar, alimentam a nossa ânsia por liberdade", dizia o manifesto.
Nestor Rodríguez, 32, foi preso no dia 8 de abril e julgado dois dias depois por um tribunal municipal. Foi condenado a 18 meses de prisão por "resistência à autoridade" e "desrespeito à figura do comandante-chefe". Está detido em um prisão de Guantánamo (leste da ilha). Rodríguez preside o grupo Jovens pela Democracia e já havia sido condenado a "limitação de liberdade".
O outro estudante é Radamés García de la Vega, 27, vice-presidente do grupo, que foi detido em 28 de abril e também condenado a 18 meses de prisão, mas solto sob fiança. A Freedom House relata que um terceiro estudante, Heriberto Leyva Rodríguez, 29, também é julgado pelo mesmo caso.
O grupo também se volta contra a própria realização do festival. "Em vista da epidemia de dengue e de outros males que assolam Cuba, a Freedom House pede ao Congresso dos EUA e a outros corpos legislativos mundiais que escrevam a Fidel Castro instando-o a empregar os escassos recurso de Cuba para apoiar o deteriorado sistema de saúde pública, em vez de apoiar um custoso festival de propaganda", diz Frank Calzón, que comanda a campanha.
Em 78, Cuba realizou festival semelhante, no qual seus participantes chegaram à conclusão de que a CIA (serviço de inteligência dos EUA) foi responsável pela morte do presidente John Kennedy.
A Freedom House (casa da liberdade, em inglês) foi fundada nos EUA em 1941 para incentivar os direitos humanos, a democracia e o livre mercado. Uma de suas fundadoras é Eleanor Roosevelt, mulher do presidente Franklin Roosevelt.

Texto Anterior: Rebeldes muçulmanos matam 81 na Argélia
Próximo Texto: 'Tribunal' do festival condena o embargo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.