São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carros antigos respeitam mais

ARIEL KOSTMAN
DA FT

Os motoristas dos carros mais antigos são os que mais respeitam o rodízio de veículos na cidade de São Paulo. É esse o resultado de uma pesquisa feita pela Cetesb com 230 infratores multados pelos fiscais da operação.
Ou seja, a fatia que representa 38% do total de carros de passeio que rodam na capital responde por 65,61% das infrações.
Os carros fabricados entre 1985 e 1989 representam 15,79% dos multados. Os produzidos antes de 1985 são 18,6% dos infratores.
Esses carros velhos e disciplinados são 62% da frota metropolitana de veículos de passeio, mas respondem por apenas 34,39% das autuações.
A frota total de carros de passeio da cidade é de 4.056.988, segundo dados de fevereiro deste ano.
O vendedor Ronaldo Guimarães, 25, diz que precisa do seu Passat 78 para visitar clientes, mas afirma que hoje vai sair de ônibus (a placa do carro é NB-2935) porque acha "um absurdo" furar a operação. "Eles dizem que a poluição diminui. Então, respeito."
O ambulante Walmir Mota Inácio, 22, diz que precisa do Fusca 64 da família (placas AI-2895) para trabalhar, mas prefere respeitar o rodízio. "Ajudo a diminuir a poluição e escapo da multa."

Texto Anterior: Finais 5 e 6 não podem circular hoje
Próximo Texto: Lei de trânsito depende de educação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.