São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Publicidade busca eficácia na argumentação

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos maiores problemas enfrentados hoje pela publicidade é resgatar a eficiência de sua argumentação, segundo Ricardo Guimarães, diretor-presidente da agência de publicidade Guimarães Profissionais de Comunicação e Marketing.
Guimarães participou com a palestra "Talento é vender geladeira para esquimó?" do ciclo Arena do Marketing, que ocorre quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, no auditório da Folha.
"A habilidade maior que devemos ter é a de saber fazer perguntas. É saber duvidar, questionar tudo que foi feito. Porque o esquimó se vacina contra os argumentos brilhantes que o fizeram comprar a primeira geladeira", diz.
"Quando um produto faz muito sucesso, mas aparentemente não tem mérito, as pessoas logo falam que é marketing."
Para mudar essa imagem, diz Guimarães, é necessário resgatar a eficiência do marketing e da propaganda.
Um dos caminhos, acredita ele, é administrar bem a marca de determinado produto.
"A satisfação com a marca, com o fabricante é o que garante a venda futura. É necessário ter uma administração voltada para o futuro e não apenas para o passado, não apenas interessada no que vendeu, mas também no que pode ser vendido no futuro", afirma.
Para o publicitário, a marca é o canal de comunicação com o público. "A identidade da marca está resumida na sua parte física, que é onde ela está, de onde vem, o que vende, e também nos valores que estão por trás dela, qual o critério utilizado por quem faz gestão da marca para tomar decisões."

Texto Anterior: Privatização traz lucros
Próximo Texto: Classe média recorre aos decoradores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.