São Paulo, segunda-feira, 4 de agosto de 1997
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O antes e o depois

ALEX PERISCINOTO

Antes de tudo, veja o anúncio aqui reproduzido. Depois, responda: é possível que um creme de beleza faça um milagre desses?
Nem antes, nem depois, nem nunca.
Se a promessa parece absurda, esse tipo de anúncio não o é. O "Antes" e o "Depois" é uma fórmula sempre usada na propaganda. Tanto para vender xampus, indicar implantes e plásticas, até para mostrar o que um decorador pode fazer com a sua casa.
Recentemente, num caderno de uma revista internacional do ramo, vários decoradores mostravam o "Antes" e o "Depois" do trabalho deles. Eram capazes de fazer milagres com salas, quartos e cozinhas. Quem duvida?
Comparar e comprar a idéia, eis a força do "Antes" e do "Depois".
Segundo o talentoso e criativo americano George Lois, a propaganda precisa chocar para cativar o público. Precisa ser "aparentemente ultrajante".
Ele cita esse mesmo anúncio como exemplo -por sua força de provocação, pelo absurdo da imagem que vende. Se ridiculariza o assunto, está chamando a atenção para o produto.
Caso para se pensar depois. Antes, e por enquanto, só podemos achar que o George Lois está indo longe demais.

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