São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem pode receber rim de porco

DA REPORTAGEM LOCAL

O Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (HC-RP) vai sediar um congresso sobre transplante de órgãos em setembro. O encontro vai reunir especialistas de vários países, onde o sistema de lista única já foi organizado.
Entre os países participantes está a Espanha, onde a legislação prevê até o bloqueio de estradas para o transporte de orgãos.
Médicos franceses também estão convidados para comparecer ao evento. A França é outro país com tecnologia de transplante considerada avançada.
O simpósio está previsto para acontecer nos dias 12 e 13 de setembro.
Segundo Agenor Spalinni Ferraz, do HC-RP, o congresso vai mostrar novas técnicas clínicas para a realização de transplantes e apresentar novas soluções para problemas nos transplantes fora das salas de cirurgia. O transporte de órgãos está entre os principais.
O congresso vai mostrar os avanços obtidos com a técnica do xenotransplante, transplante de órgãos de animais para o homem.
"Nos Estados Unidos, já existem fazendas de porcos criados com alterações genéticas para que seus rins possam ser usados em homens. O porco é o animal com rim mais compatível ao ser humano", diz Ferraz.
Segundo ele, esse tipo de transplante ainda não está autorizado nem nos EUA, pioneiros na experiência, mas pode representar uma solução para a escassez de órgãos.

Texto Anterior: Como funcionam as centrais de transplantes
Próximo Texto: Rejeição pode ser 'psicológica'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.