São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amamentar, equilíbrio natural

CLÓVIS FRANCISCO CONSTANTINO

São inúmeros e inquestionáveis os benefícios da amamentação para o binômio mãe-bebê. É a melhor forma de alimentar as crianças pequenas para favorecer um crescimento saudável e adequado. Sob todos os aspectos, o aleitamento materno deve ser ativamente encorajado com medidas apropriadas, incluindo a educação e informação em toda a sociedade e no contexto do sistema de atenção primária à saúde.
O Brasil é um dos países que firmou a Declaração de Innocenti, sobre a proteção, promoção e apoio à amamentação, aprovada em agosto de 1990 em Florença, Itália, durante reunião de diversas organizações e representantes de governos de 40 países.
Pelo documento, os signatários se comprometem a promover o aleitamento materno exclusivo nos primeiros quatro ou seis meses de vida e a continuidade da amamentação até pelo menos o segundo ano de idade da criança.
Para que esse objetivo seja concretizado, é fundamental que as mulheres sejam apoiadas e conscientizadas, para que exerçam seu poder como alimentadoras de novos seres sociais. Impõe-se, em todos os níveis, especialmente da sociedade e do governo, a proteção da mãe no período em que seu corpo tem poder de produzir um alimento único e insubstituível.
O assunto será exaustivamente debatido até sexta-feira, na 6ª Semana de Aleitamento Materno, evento criado em 1992 para reiterar e reafirmar as decisões contidas na Declaração de Innocenti. O lema deste ano é "amamentar é um ato ecológico", considerando que o leite materno é um alimento produzido e entregue ao consumidor sem poluir e sem provocar desperdício; é um recurso renovável e extremamente benéfico do ponto de vista da preservação da natureza humana, redundando em magníficos dividendos tanto à nutriz como à criança, do ponto de vista físico, mental, emocional, afetivo e espiritual.
Em São Paulo, a Semana Mundial do Aleitamento Materno será celebrada com extensa programação de palestras, seminários, exposição de fotos, concurso fotográfico e apresentação de vídeo, com a distribuição de adesivos para taxistas com o slogan "Leite materno: é natural e não polui". Participam várias entidades, universidades e hospitais, como a Sociedade de Pediatria de São Paulo.
Como pediatras e pais, enaltecemos a iniciativa dos organizadores dos eventos e incentivadores do aleitamento materno. Os maiores benefícios são aqueles oriundos de atos extremamente simples.

Texto Anterior: Estado não tem controle sobre a Detenção
Próximo Texto: BA multa Petrobrás por vazamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.