São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BA multa Petrobrás por vazamento

Óleo atingiu cerca de 30 km

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O CRA (Centro de Recursos Ambientais da Bahia) encaminha hoje à Petrobrás uma multa de R$ 110 mil pelo vazamento de óleo que atingiu cerca de 30 quilômetros do litoral norte da Bahia.
O gerente da área técnica do CRA, Helmut Zimmermann, disse ontem que a Petrobrás foi a responsável pelo vazamento do óleo, embora os resultados das análises ainda não tenham sido divulgados.
"Constatamos que o vazamento foi de óleo cru, e a única empresa que opera com o produto no litoral baiano é a Petrobrás." Amostras do óleo derramado foram encaminhadas ao Cenpes (Centro de Pesquisa) da Petrobrás, no Rio.
Segundo Helmut Zimmermann, o laboratório da Petrobrás é o único do Brasil capacitado para fazer a análise. Os técnicos do Cenpes devem divulgar os resultados da análise até a próxima sexta-feira.
No início da tarde de ontem, um helicóptero cedido pela Petrobrás sobrevoou a região de Mangue Seco -área mais atingida.
Segundo o CRA, cerca de 15 m3 de óleo já haviam sido retirados pelos técnicos da empreiteira contratada pela Petrobrás.
Os técnicos do CRA estimam que cerca de 60 m3 (60 mil litros) de óleo tenham sido derramados no litoral norte da Bahia.
Helmut Zimmermann disse também que o acidente ecológico provocou a morte de peixes e aves.
Outro lado
O assessor de comunicação da Petrobrás, Wellington Jansen, disse que a empresa não assume a responsabilidade pelo acidente.
"Somente poderemos nos pronunciar depois que os resultados dos exames forem divulgados."
Jansen disse também que cerca de 30 técnicos da Petrobrás estão no litoral norte da Bahia, trabalhando na limpeza das praias.
Localizada na divisa da Bahia com Sergipe, a praia de Mangue Seco é cenário de um dos mais conhecidos romances do escritor Jorge Amado -"Tieta do Agreste", adaptado para cinema e televisão.

Texto Anterior: Amamentar, equilíbrio natural
Próximo Texto: Verba sai de obras e custeio administrativo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.