São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saturação de eletrônicos pode ajudar mobiliário

JULIANA GARÇON
DA REPORTAGEM LOCAL

A Feira Nacional de Vendas e Exportação de Móveis (Fenavem), organizada pela Guazzelli, começou ontem, em São Paulo, com perspectivas otimistas, apesar da queda de 5% nas vendas da indústria registrada no primeiro semestre deste ano, em comparação com igual período de 96. Os dados são da Abimóvel.
A saturação nos setores automobilístico e de eletroeletrônicos, avalia Giorgio Nicole, presidente da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), vai canalizar recursos do consumidor para a mobília. "A aspiração do consumidor é adquirir um carro e, também, eletroeletrônicos, mas essa demanda já está em suficientemente satisfeita."
Nicole diz que o setor de móveis ainda está muito carente. "O brasileiro troca pouco de móveis. Assiste programas em uma televisão nova sentado num sofá velho."
A queda no primeiro semestre se deveu, segundo ele, à mudança comportamental dos revendedores, que passaram a adiar as compras para o segundo semestre -tradicionalmente mais forte para as vendas no varejo.
"Hoje, a feira faz muito mais negócios e contratos que antes do Real, quando os revendedores tinham pressa de comprar por medo da inflação."
Para ele, a feira pode gerar US$ 600 milhões em negócios. O setor faturou US$ 6 bilhões em 96 e deve crescer 2% neste ano. A previsão anterior, de 5%, foi revista pelos resultados do primeiro semestre.
Wladyr Furegatti, diretor comercial da Guazzelli, aposta em negócios equivalente a 45 dias de produção, sem arriscar cifras. Ele espera receber 60 mil visitantes, 22 mil a mais que em 96. Desses, afirma, cerca de mil são estrangeiros.
A feira terá 309 expositores brasileiros e 28 estrangeiros -metade dos quais será italiana.

Fenavem: Pavilhão de Exposições do Anhembi, av. Olavo Fontoura, 1.029, zona norte de São Paulo. Até dia 8, das 10h às 22h. Só para profissionais da área com convite.

Texto Anterior: Projeto do SFI deve ser votado amanhã
Próximo Texto: CNI quer restringir importação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.