São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Álbum funciona como tributo a Nara Leão

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

"Paradiso" é trabalho que prima pela simplicidade antes de qualquer detalhe -antes mesmo da elegância pregada pelos autores, já que os arranjos-padrão de cordas e sopros por vezes beiram o excesso em sua sobriedade.
Contornando a obsessão pela elegância, o que acaba por conferir tom franco de delicadeza a cada uma das 11 faixas do CD é a voz pequena de Celso Fonseca.
Evidencia-se um salto flagrante de qualidade interpretativa entre o disco anterior da dupla, "Sorte", e este "Paradiso".
Antes, Celso Fonseca se esforçava por emular o canto de Caetano, valendo-se de um timbre que admite comparações. Soava como um sub-Caetano, quase um cover.
Hoje, parece mais próximo de João Gilberto, não por querer voluntariamente se assemelhar a ele, mas por se inserir numa corrente de canto manso, tranquilo, despretensioso.
Aí se justifica a menção a Nara Leão, figura-síntese de tal vertente no canto feminino brasileiro. Nesse sentido, "Paradiso" é plenamente bem-sucedido. Evoca o universo de Nara, do intérprete que não pretende alcançar a eternidade em cada canção, em composições belas que não pretendem ser mais belas que a música.
No mesmo compasso em que Celso Fonseca se afasta do canto de Caetano, Ronaldo Bastos se liberta do padrão mineiro de composição a que se associou nos 70.
Resultam de tal contenção programática pérolas de discrição -"Você Não Sacou", "Candeeiro" (com referências leves a "Mas Que Nada", de Jorge Ben, da mesma lavra de Nara, e a "Chão de Giz", de Zé Ramalho), "Vento Azul"...
Não se comete nenhuma revolução, mas se consegue (o que não parece pouco hoje em dia) estabelecer um ambiente próprio, que tira por paradigma não alguma corrente já por demais difundida, mas a figura hoje levemente marginalizada de Nara Leão -um tributo tão tímido quanto digno.
(PAS)

Disco: Paradiso
Artistas: Celso Fonseca e Ronaldo Bastos
Lançamento: Dubas
Quanto: R$ 18, em média

Texto Anterior: Fonseca e Bastos criam 'CD de autor'
Próximo Texto: Reedições buscam origens de Paulinho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.