São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SPIRITUALIZED

DENISE BOBADILHA
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE LONDRES

Dois anos de uma profunda desilusão amorosa mais todos os aditivos químicos imagináveis. O resultado poderia ser trágico para qualquer um, mas não para Jason Pierce, 31, líder da banda de rock inglês Spiritualized.
"Ladies and Gentlemen, We Are Floating in Space" saiu em junho em Londres. No Brasil, pode ser achado em lojas de importados.
Mas "Ladies and Gentlemen..." não é só rock. Será em breve também um filme, filmado e financiado pelo próprio Jason com ajuda do diretor cult Jim Jarmusch.
E é também uma obra inovadora conceitualmente: o CD vem dentro de uma caixa de pílulas. Suas "instruções" para ouvi-lo estão escritas numa bula de remédios.
Perguntar ao autor o significado de tudo isso é inútil. Jason Pierce sempre diz que a resposta está na música, que já foi descrita como psicodélica, rock puro ou blues anos 90, mas que, nas palavras do próprio, é apenas soul music no sentido literal: música para a alma.
*
Folha - "Ladies and Gentlemen..." será um filme agora. Você havia planejado isso desde o início da composição do álbum?
Jason Pierce - Era um projeto de muito tempo. A idéia original era que "Ladies and Gentlemen..." fosse a trilha do filme "Ladies and Gentlemen...". Ainda é prematuro falar sobre o filme.
Folha - "Ladies and Gentlemen..." não é um álbum comercial, mas está subindo na parada dos mais vendidos da Inglaterra semana a semana. Você imaginava sua música em tais proporções?
Pierce - Ele está nas paradas porque hoje as pessoas ouvem vários tipos de música. Ninguém gosta só de guitar ou de dance.
Folha - Muitos vêem o álbum como uma medicação mesmo, assim como está descrito na bula que acompanha o CD. Outros acreditam que ele é apenas como uma incursão dentro da sua vida pessoal. Como você vê seu CD?
Pierce - Toda boa música é um medicamento. Pode ser uma medicação para a alma, coração, cabeça. Você sente a boa música também fisicamente, ela circula em você. Mas meu disco também é religião, é a minha vida, é rock'n'roll, tudo misturado.

Texto Anterior: A trilha sonora de Marte
Próximo Texto: CRÍTICA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.