São Paulo, sábado, 9 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE quer aperfeiçoar apuração de voto manual para evitar atrasos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai encaminhar nos próximos dias ao governo federal a estimativa de gastos com a confecção e distribuição das cédulas de papel e apuração dos votos manuais nas eleições gerais de 1998.
Metade dos eleitores -cerca de 50 milhões- está excluída do sistema informatizado de votação, em urna eletrônica.
A Justiça Eleitoral deverá aperfeiçoar o esquema de apuração dos votos manuais para evitar atraso na divulgação do resultado do primeiro turno.
O TSE estima uma demora de pelo menos dez dias para concluir o trabalho de apuração dos votos em cédula de papel.
O voto em computador deverá ser apurado em 24 horas. O intervalo entre o primeiro e o segundo turno será de 21 dias.
O voto eletrônico em 249 municípios e os investimentos em infra-estrutura do sistema informatizado estão orçados em R$ 184 milhões.
O TSE iniciará, neste mês, a licitação pública para a compra de 67 mil novas urnas eletrônicas. A vencedora da concorrência também adaptará as 78 mil máquinas de votar usadas no ano passado.
Nas eleições municipais de 1996, 32% do eleitorado (das capitais e municípios com mais de 200 mil votantes) estrearam a urna eletrônica.
Foram registrados problemas em 1,4% dos equipamentos, principalmente por despreparo no manuseio.
O projeto de informatização das eleições, lançado há três anos pelo ex-presidente do TSE Sepúlveda Pertence, previa para o ano que vem o voto eletrônico para 70% do eleitorado.
O presidente do TSE, ministro Ilmar Galvão, está visitando tribunais regionais da região Norte para verificar a estrutura operacional de cada órgão.

Texto Anterior: TRE do Rio é acusado de compra irregular de tíquetes-refeição
Próximo Texto: Ruralistas querem o Exército no campo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.