São Paulo, sábado, 9 de agosto de 1997
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Rodovias privadas quebram no México

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo mexicano anunciou um plano de resgate financeiro de todas as estradas privatizadas do país. Até agora, as estradas vinham sendo administradas pelas empresas que as obtiveram em regime de concessão.
As autoridades anunciaram recentemente um programa emergencial de resgate das rodovias que deverá ter início agora, prevendo investimentos de US$ 3,25 bilhões.
Durante o governo do presidente Carlos Salinas (1988-1994) foram construídos cerca de 4 mil quilômetros de rodovias com recursos privados, em regime de concessão e financiamentos entre sete e 30 anos.
A privatização fracassou. As rotas escolhidas não tiveram o tráfego esperado e os pedágios cobrados foram caros demais, criando problemas financeiros, agravados pela desvalorização do peso em 1994 e a alta dos juros em 1995.
O programa financeiro tem como objetivo amparar as empreiteiras ICA (Engenheiros Civis Associados), Tribasa (Triturados Basálticos Sociedade Anônima) e GMD (Grupo Mexicano de Desenvolvimento). Novas obras serão conduzidas pelo próprio governo.

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