São Paulo, sábado, 9 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

André Lara Resende retorna ao governo em setembro

FHC chama de volta um dos formuladores do Cruzado e do Real

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O economista André Lara Resende, que trabalhou na formulação dos planos Cruzado e Real, volta ao governo em setembro.
Convidado por Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro Pedro Malan (Fazenda), Resende vai assumir o cargo de assessor especial da Presidência da República.
Sua missão será realizar estudos para a atual equipe e elaborar propostas para um possível segundo mandato de FHC. O primeiro trabalho será sobre as medidas que possam complementar a reforma da Previdência Social -ainda não votada pelo Senado- e um modelo de previdência privada para o país.
Resende deverá permanecer no Rio, mas manterá contato direto com o presidente, a quem estará subordinado e de quem é amigo pessoal.
Resende está fora do governo desde 1994. Nos últimos anos, foi um dos sócios do banco Matrix, participou de competições automobilísticas e ingressou na literatura.
No ano passado, lançou o livro "Bolhas e Pêndulos", uma coletânea de crônicas escritas para a Folha, onde mantém coluna semanal às terças-feiras.
No governo, Resende havia integrado a equipe econômica do ex-presidente Itamar Franco em 1993. Seu cargo era de negociador da dívida externa -posto sediado no Banco Central, mas não subordinado ao órgão.
Participou da elaboração e implementação das duas fases que antecederam o Real -a do Fundo Social de Estabilização e da URV (Unidade Real de Valor). Saiu do governo em abril de 94.

Texto Anterior: Comércio poderá abrir aos domingos
Próximo Texto: Frio chega em tempo e anima os lojistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.