São Paulo, sábado, 9 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israelenses são favoráveis à retomada do processo de paz

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Após mais de uma semana de crescente tensão entre árabes e israelenses, deflagrada pelo atentado na parte judaica de Jerusalém, um terço dos habitantes de Israel é favorável à retomada do processo de paz para a região.
Segundo pesquisa do instituto Dahaf divulgada ontem, 66% dos entrevistados apóiam o descongelamento das negociações entre Israel e os palestinos. A pesquisa, feita com 501 israelenses anteontem, mostrou que 32% se opõem ao processo de paz -2% não responderam às perguntas.
O estudo, divulgado pelo jornal israelense "Yedioth Ahronoth", mostrou também que 71% dos entrevistados, por outro lado, defendem o bloqueio às regiões controladas pela Autoridade Nacional Palestina (ANP).
O líder palestino, Iasser Arafat, argumenta que o isolamento das áreas contribui para deteriorar a economia dessas regiões, já empobrecidas, e consequentemente alimentar os movimentos radicais responsáveis pelos atentados.
Segundo Arafat e seus representantes, o governo do primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, está enfrentando a ANP ao invés de se concentrar na luta contra o terrorismo.
Netanyahu, que é sustentado por uma coalizão judaica radical, afirma que a ANP não tem tomado medidas efetivas para combater o Hamas e a Jihad Islâmica -os grupos radicais islâmicos responsáveis pelos últimos atentados ocorridos em Israel.
A pesquisa divulgada no jornal israelense tem uma margem de erro de quatro pontos percentuais.

Texto Anterior: Israel ataca a 15 km de Beirute
Próximo Texto: Mortes de civis libaneses são prenúncio da guerra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.