São Paulo, domingo, 10 de agosto de 1997
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Seguradora dos EUA se associa ao grupo Icatu

VANESSA ADACHI
DA REPORTAGEM LOCAL

A ITT Hartford, grande seguradora norte-americana, resolveu dobrar sua aposta na associação que tem no Brasil com o grupo Icatu.
Exerceu a opção de aumentar sua participação no capital da seguradora Icatu Hartford de 25% para 50%. A operação foi fechada em julho e paga em dinheiro à Icatu Holding, que também controla o Banco Icatu e a Fininvest.
A ITT Hartford tinha um prazo de cinco anos a partir de junho de 96 -quando foi fechada a associação- para exercer a opção.
"Acredito que nesse prazo de um ano eles puderam avaliar o projeto todo, acostumar com o cenário econômico brasileiro e também com o novo sócio", diz o vice-presidente da Icatu Hartford, Carlos Alberto Trindade, sem revelar o valor da operação.
A seguradora, especializada em vida e previdência, está em seu sexto ano de operações e começa a mostrar resultados mais positivos.
O lucro do primeiro semestre deste ano deve ficar em torno de R$ 3 milhões a R$ 4 milhões, enquanto no mesmo período de 96 a companhia lucrou apenas R$ 125 mil.
"A empresa absorveu os pesados investimentos feitos e estamos entrando na fase de geração de resultados", avalia Trindade.
A receita da seguradora no semestre ficou estável em R$ 125 milhões. O destaque ficou para a carteira de planos de previdência individuais.
O faturamento nesse segmento aumentou 82% para R$ 13 milhões, ocupando espaço deixado pela retração na venda de planos empresariais.
A associação entre ITT e Icatu foi a primeira de uma lista que deve ocorrer no mercado segurador brasileiro.
Alguns especialistas calculam que até o final deste ano o investimento estrangeiro no setor de seguros brasileiro deve bater em US$ 1 bilhão.
Desde junho de 96, a Paulista Seguros foi comprada pela Liberty Mutual, enquanto Cigna e o banco Excel fizeram uma associação. O grupo HSBC adquiriu a Bamerindus Seguros ao comprar o banco.
A tendência se explica pela atratividade do mercado brasileiro. Em regiões como Europa e Estados Unidos, os produtos de seguros já têm grande penetração.
Por aqui, a penetração é mínima e a estabilidade econômica favorece a expansão.

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